A imigração alemã começou em Campina entre 1910 e 1911. Os novos imigrantes, em sua maioria provindos das “colônias velhas” (São Sebastião do Caí, Feliz, São Leopoldo, Montenegro, Estrela, Lajeado e Santa Cruz do Sul), tinham experiência com a agricultura e já estavam acostumados com o clima subtropical e o meio agreste, o que fez com que suas iniciativas prosperassem.
Quando para cá vieram os primeiros colonos alemães, não traziam consigo suas famílias ou quando as traziam deixavam a mulher e os filhos menores em casa de parentes ou conhecidos e partiam para o interior da mata virgem, levando mantimentos e ferramentas de trabalho.
Depois de estabelecidos algum tempo quando os recursos permitiam, faziam a casa definitiva em enxaimel e estilo alemão, com madeira serrada a mão. (Alfredo E. Kramer) Geralmente a constução da casa era ao lado de uma fonte de água, estratégicamente para que não precisassem ir buscar muito longe.
Os primeiros imigrantes alemães sequer sabiam falar a Língua portuguesa, tinham o costume de frequentar regularmente a igreja e a questão da religiosidade sempre foi muito forte. Quando imigraram para Campina das Missões, trouxeram consigo seus costumes, cultura, culinária, religiosidade e seus traços que encontramos até hoje gravados em nosso município.
O projeto denominado Resgate Histórico e Cultural trouxe notoriedade a quantidade de construções em enxaimel ainda preservadas, algumas centenárias.
Com a finalidade de preservar os costumes e tradições da Pátria Materna Alemanha, no ano de 1994 foi fundada a Associação Têuto-Brasileira Santa Cecília e nesta o Grünerthal Tanzgruppe - Grupo Folclórico de Danças Alemãs constituído por crianças, adolescentes e adultos - ambos comemoram 30 anos de atividades em 2024, no ano do Bicentenário da Imigração Alemã. Anualmente é realizado a tradicional festa da Associação e também o Baile do Chopp.
Na cidade ainda é possível observar casa em enxaimel verdadeiro totalmente preservada e, em comunidades do interior.
O município tem como objetivo ampliar a sua identidade alemã e russa e, neste sentido, criou lei de estímulo a mudança de layout para enxaimel e construções novas em enxaimel verdadeiro, além de contemplar também a arquitetura russa e prédios históricamene importantes. Outro fator de preservação importante é a cooficialização das línguas alemã, russa e polonesa.