pré-loader
turismo campina das missõesEventos

Outono - Festival Internacional do Folclore

31 de Maio e 1° de Junho de 2024

Campina das Missões possui três grupos folclóricos, a citar: Grupo Alemão Grunenthal Tanzgruppe, Grupo Russo Troyka e, Invernada Artística do CTG Fogo de Chão. São aproximadamente 210 crianças e adolescentes participando dos três grupos de danças, o que caracteriza o fervor cultural da comunidade.

Baseado em modelos de Países bem sucedidos do mundo, como a Suécia, que através da cultura e educação transformam sua realidade, fechando presídios inclusive, a administração tem pautado seus esforços em uma gestão horizontal e transversal, primando para que haja sintonia no crescimento de todas as pastas, a citar Cultura e Turismo, antes inexistente no radar do desenvolvimento. São vários projetos, dentre eles uma Orquestra Municipal com 46 instrumentos, Fanfarra, desenvolvimento das artes e artesanatos, entre outros.

O Festival Internacional do Folclore  - Outono em Dança, Unindo Culturas de Campina das Missões nasceu com o intuito  de promover e valorizar ainda mais a nossa cultura, fortalecendo e apoiando os grupos folclóricos de nosso município e proporcionando aos amantes da cultura o acesso gratuito a outras culturas marcadas também pela diversidade cultural e participação de grupos de outros países.

As Estações do Ano em Campina das Missões são marcadas por manifestações e eventos culturais de grande relevância:

Outono: Festival Internacional do Folclore, Outono em Dança, Unindo Culturas.

Inverno: Etnias na Cozinha, Unindo Sabores (1ª Edição será em 2025).

Primavera: Festival dos Campeões, normalmente final de setembro ou outubro.

Primavera/Verão: A Magia do Natal, período de 20 de outubro a 10 de Janeiro.

E, assim, em cada Estação de Outono, quando as árvores outonais cultivadas no município passam a apresentar mudança de cores nas suas folhas (Plátanos, Liquidâmbar, Acer rubrum, Acer trident) ocorre o Festival Internacional do Folclore, em uma verdadeira efervescência artística e cultural, mantendo acesa a chama das tradições entre as gerações e etnias, valorizando nossos antepassados - preservando a sua memória, a sua história e, também, valorizando as culturas de outros povos.

Assim se constrói a química cultural de um povo forte, contribuindo para a propagação do nome e da força do nosso município no meio artístico, folclórico e turístico estadual e nacional.

A 1ª Edição do Festival do Folclore ocorreu no ano de 2022 e contou com grupos do Estado do Rio Grande do Sul e, sua base principal foi a grande participação de grupos folclóricos do município de Ijuí/RS.

A 2ª Edição do Festival Internacional em 2023 passou a ter caráter internacional, com participação de grupos folclóricos do Paraguai, Uruguai e Argentina, além do grupo Estrelas do Cangaço do Estado do Rio Grande do Norte.

E, nos dias 31 de maio e 1° de junho de 2024 irá ocorrer a 3ª Edição do Festival Internacional do Folclore - Outono em Dança, com participação vários grupos alemães do Rio Grande do Sul - neste ano o grupo homenageado será o Grupo Alemão Grunenthal Tanzgruppe, contando com a participação de grupos folclóricos do Paraguai, Uruguai e Argentina.

festivaldofolclorecampinadasmi@gmail.com
Foto de capa da notícia Outono - Festival Internacional do Folclore