Rua Coberta
Campina das Missões foi colonizada por alemães, russos, poloneses, suecos, sendo que a predominância é alemã com aproximadamente 85%.
O fato de ser o “Berço Estadual da Cultura Russa” (Lei Estadual nº 15.649/2021) tem gerado resultados positivos para a comunidade, com ampla divulgação regional, nacional e internacional.
A comunidade vive intensamente a cultura, onde cada Estação do Ano possui um evento de significância. A Estação do Outono apresenta o Festival Internacional do Folclore, a Estação da Primavera o Festival dos Campões (maior festival de Musica Popular Brasileira do Rio Grande do Sul – a partir de 2025 também com sertanejo raiz), a Estação da Primavera/Verão apresenta o A Magia do Natal (um dos vinte melhores Natais do Rio Grande do Sul).
O Projeto da Rua Coberta foi concebido para atender com qualidade estes e outros eventos da comunidade e possui uma área de 1.150,0 m² abaixo de telhado e, contando a porção norte apresenta área total de 1.350,0 m².
A concepção foi baseada na tematização alemã e russa, desde os pilares que apresentam as cores das bandeiras da Alemanha e da Rússia, às charmosas arandelas coloniais, os mais de 800 lambrequins que permitem um resgate histórico da arquitetura europeia - quando casas e prédios eram obras de artes, culminando com o telhado termoacústico que trouxe bem estar térmico a este ambiente.
Todos os dias há uso deste espaço pela comunidade, onde se observa a alegria de crianças com seus patinetes, roller, bicicletas e outros brinquedos.