pré-loader
turismo campina das missõesAtrativos Turísticos

Igreja e Cemitério Ortodoxo

Igreja Ortodoxa Russa - Linha Paca Sul

A Igreja Ortodoxa Russa do Patriarcado de Moscou a que pertence a quase totalidade dos imigrantes russos do Rio Grande do Sul, foi a primeira a aqui chegar. Já em 1912, os “russos”, como eram indistintamente chamados os imigrantes eslavos e seus descendentes, construíram a primeira igreja na sede do núcleo Níckel na “praça” do futuro povoado Campina.

Em 31 de janeiro de 1917 o Governo do Estado concedeu à Sociedade Russa Rio-Grandense uma área de 50.000 m² de terras do lote nº 31 da Linha Paca. Com isso, pelo ano de 1924, a comunidade ortodoxa decidiu transferir sua sede para o interior e reconstruir a igreja no novo local, hoje Linha Paca Sul. Ao lado dessa, que era de madeira, foi construída em 1950, em alvenaria, a atual. Acima da torre, a cúpula divina, que marca as construções ortodoxas e simboliza o esplendor de Deus e a cruz de Santo André. Dentro, não existem imagens, somente ícones.  Metade da liturgia é feita em russo, com o padre virado para o Oriente. Homens sentam de um lado, mulheres do outro, e elas precisam usar um lenço, em sinal de respeito. Os ícones são características marcantes da igreja ortodoxa, representando a fé por meio da imagem. Por isso, a parede do templo foi quase toda coberta por eles – boa parte trazida na bagagem dos primeiros imigrantes, em 1909. A vela também é uma tradição muito importante. Significa luz sobre as trevas.

É possível visitar o local ou mesmo participar da celebração ou conhecer a história da imigração mediante agendamento e acompanhado de moradores